História e Metodologia
ATIVIDADE 1
Capítulo 1
A alfabetização, segundo Freire (1987), vai além de juntar letras, ela deve promover a leitura do mundo. Assim, proponha estratégias que promovam a alfabetização científica nas escolas.
A alfabetização não é apenas ensinar alguém a decifrar as palavras é, sobretudo, ensinar a entender de maneira critica o que está escrito, é ampliar as relações entre “os que, os como e os porque”, é mais do que ler palavras é importante ensinar a ler o mundo. A alfabetização cientifica pode ser interpretada como sendo o conhecimento necessário para entender e agir criticamente perante uma situação. Sendo assim o professor pode através de escolha apropriada, ir trabalhando os significados da conceituação cientifica vinculado pelos discursos contidos nos meios de comunicação, explorar didaticamente artigos e demais seções de revista de ciências hoje da criança, articulando-os com aulas práticas, a indústria, estações de tratamento de água e demais órgãos públicos, organização e participação em saída a campo e feiras de ciências.
Capítulo 2
Discuta a afirmação: As regras da nomenclatura científica permitem a comunicação entre pessoas que falam idiomas muito diferentes (russo, alemão, japonês, por exemplo). Diante da afirmação da necessidade da nomenclatura cientifica, dentro da biologia é para a comunicação entre cientista, basea-se na nomenclatura cuja regra principal é o uso de palavra latina ou latinizada, na identificação de espécies o que possibilita o entendimento entre pessoas de diferentes origens. Podendo ser facilmente reconhecida em qualquer para do mundo, independente da língua local, torna-se clara ao lidarmos com pessoas de diferentes regiões de um país como o Brasil, de dimensões continentais.
Capítulo 3
Discuta as correlações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para entender essa complexa tríade conceitual, Ciências, Tecnologia e Sociedade, são necessárias que