Metodologia da historia
Instituto de Filosofia e Ciências Sócias
Departamento de historia
Disciplina: Metodologia da História I
Professor: Dr.Manoel Luiz Lima Salgado Guimarães.
Alunos: Pamela Rodrigues 107390423
Bárbara Caldas 107390415
Leonardo Barbalho 107
Nathália Winkelmann 107
Trabalho de Metodologia da História I
1-Introdução contendo um breve relato sobra a historia do museu.
Idealizado por Gustavo Dodt Barroso, político e escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras e um dos intelectuais mais atuantes da vertente regionalista e nacionalista das primeiras décadas do século XX. O Museu, aprovado pelo Decreto Nº 15.596, de 2 de agosto de 1922, foi inaugurado em 1º de outubro deste mesmo ano.
O Museu Histórico Nacional inicia suas atividades em outubro do mesmo ano, integrando a Exposição do Centenário, com duas salas na Casa do Trem. Por determinação do Presidente Epitácio Pessoa, o Pavilhão abrigou, em duas de suas salas, o núcleo inicial do Museu Histórico Nacional. Com o encerramento da Exposição, o Museu veio ocupando progressivamente toda a área.
Esse museu que possui um acervo de valor inestimável. O Museu Histórico Nacional ocupa uma área de 18.000m² e está instalado em três prédios distintos, de diferentes épocas: a Casa do Trem, de 1762, o Arsenal Real, de 1822, e o Anexo para os quartéis, de 1835. O lugar, outrora à beira-mar, foi planejado como ponto estratégico de defesa para a cidade. Possui um variado acervo com cerca de 200 mil itens. A criação do Museu Histórico Nacional ocorreu no mesmo ano em que se comemorava o Centenário da Independência.
Ao longo de sua trajetória, o Museu Histórico formou o maior acervo sob a guarda do Ministério da Cultura e transformou-se em importante centro gerador de conhecimento, passando a ocupar, gradativamente, todo o conjunto arquitetônico da Ponta do Calabouço, nascido do Forte de Santiago. Gustavo Barroso, que se