metodologia de historia
A prática de utilizar documentos históricos como um dos recursos didáticos para ensinar e aprender está ligada a determinadas concepções em relação ao ensino de História. No Brasil, passou a ser discutida em meio aos debates sobre programas e currículos ocorridos a partir de meados da década de 1980, que mobilizaram a academia e os profissionais de ensino.
Esses debates desembocaram em novas propostas curriculares em vários estados, publicadas em número significativo nas décadas de 1980 e 1990. Apesar de diferentes entre si, e com referenciais teóricos também diferentes, as novas propostas buscavam alternativas ao ensino de História excessivamente calcado nos fatos, na vida dos heróis, numa história dos vencedores e europocêntrica e numa perspectiva temporal exclusivamente linear.
Considere as afirmativas abaixo. I. Documentos históricos são reproduções de fontes primárias utilizadas pelo pesquisador, constituem evidências do passado produzidas/utilizadas no momento em que o fato histórico que se está pesquisando ocorria. II. Não existe consenso entre os historiadores a respeito do que são documentos históricos, a maioria deles considera, e de forma correta, que somente os documentos escritos constituem documentos históricos.
III. Hoje, há consenso entre os historiadores de que essas fontes podem ser escritas ou não escritas, das mais diversas naturezas: cartas, documentos registrados em cartórios, diários, objetos, edificações, testemunhos orais, dentre outros.
IV. Somente os documentos oficiais podem ser considerados documentos históricos.
É correto o que consta das afirmativas:
A sua resposta : somente I e III.
Ótimo, sua resposta está correta, você identificou o que consiste em um documento para história