História e Filosofia da Ciencia
Questionário
1. Defina os termos “caos”, “cosmos”, cosmogonias e cosmologias.
R. Caos é, segundo Hesíodo, a primeira divindade a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas. Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo", significando o espaço vazio primordial.
Cosmos é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as estrelas, até as partículas subatômicas. Pode ser estudado na Cosmologia.
Cosmologia é um dos ramos da Astronomia que estuda a origem e a evolução do universo e Cosmogonia é a reunião de todas as cosmologias de várias época e derivadas das mais diversas origens, religião, mitos, ciência e filosofia.
2. Analisando as diferentes Cosmogonias da antiguidade, existem elementos que sejam comuns a elas? Quais são eles e qual é o possível significado da sua presença nas narrativas sobre a origem do mundo?
Sim, os elementos comuns são a explicação de fenômenos da natureza, da origem do mundo e do universo e também, de toda a realidade que cercava as pessoas de forma mitológica, na cosmogonia as explicações andavam de mãos dadas com o sobrenatural, onde havia deuses e forças místicas que moviam e moldavam as coisas reais, e esses elementos comuns as diferentes cosmogonias sejam provenientes de uma forma de pensar sem uso da razão, pensar de forma sem verificar se um mito tem ou não um fundamento construído de verdade ou é apenas um mito.
3. Em que região está os registros mais antigos sobre as civilizações da antiguidade? Que evento histórico marcou o inicio dessas civilizações e quais foram às mudanças no modo de vida das populações?
A Suméria, tendo surgido por volta de 3500 a.C.