Filosofia - História das Ciências
DAS
CIÊNCIAS HUMANAS
E
NATUREZA
Adrian Kohls - 301
Introdução
Há muito tempo o ser humano por meio do desenvolvimento crítico criou um pensamento chamado de FILOSOFIA e com esse pensamento ele construiu vários objetos de estudo que acabou, depois de muito tempo, chamando de ciências. Ao longo dos anos que vinham e iam o ser consciente teve uma pequena percepção de que esses objetos poderiam ser divididos em duas porções as de Ciências Humana (estudam o Ser
Humano, tentam entender a vida, os gostos, as lembranças, etc. visam os aspectos do ser humano como indivíduo e como ser social) e as de Ciências Naturais (estudam a
Natureza, tentam fazer regras e leis para entendê-la melhor e visam os aspectos físicos da Natureza) e é sobre isso que se trata este trabalho, aonde devemos falar sobre a história de uma ciência de cada tipo e sobre seus principais cientistas.
Desenvolvimento
Ciência Natural:
Matemática
É a ciência que estuda o raciocínio lógico e abstrato.
Cronologia:
(3000 – 2500 a.C.) - A matemática foi criada por meio da necessidade, alguns historiadores acreditam que na época das cavernas existia já a matemática por conta de dedos, pedras, etc., mas a parte escrita que se tem prova de que ela existia é na escrita cuneiforme (a primeira escrita que os seres humanos criaram), após isso na China é criado o Ábaco, primeiro aparelho “calculador”.
(1600 a.C.) - No Egito foi escrito o papiro de Rhind, o principal texto matemático da região, regras de adição e subtração de frações, equações de 1º grau, aritmética, volume e áreas.
(276 – 194 a.C.) - Erastótenes criou um método para calcular a circunferência da
Terra.
(300 – 600 d.C.) - Povo hindu desenvolve o sistema numérico decimal que usamos hoje.
(1100 – Hoje d.C.) - Matemática contemporânea, tudo que estamos aprendendo e criando.
Principais Matemáticos:
René Descartes:
Grande feito criou a geometria analítica no século 17.
Henri poincaré:
Grande feito