História e filosofia da ciência
Sim, Pois inicialmente para sobreviver o ser humano teve que usar o conhecimento, e nesse curso evolutivo nos deparamos com perigos e obstáculos que somente a inteligência e a criatividade foram capaz de solucionar, uma vez que nossa curiosidade e experimentos nos levaram da pedra lasca a lua, maquinas capazes de salvar o homem mais também capaz de mata-lo.
02- Porque a filosofia na antiguidade clássica era considerada “de caráter especulativo”?
Por que ela dava uma explicação lógica, ou seja, dedutiva sobre o mundo e os homens, não levando em conta a comprovação empírica dos fatos.
03- Porque o conhecimento científico na idade média (ou a filosofia) era considerada inferior?
Pela subordinação da razão à fé, a teologia assumia o papel de ciência principal, que buscava a verdade para as explicações do mundo e o destino que já nos estava traçado, e a filosofia servia apenas para embasar o que o livro sagrado anunciava em suas escrituras. O que resultou na obstrução do desenvolvimento científico sobre as explicações dos fenômenos da natureza e da sociedade humana.
04- Qual a diferença entre Patrística (Dualidade) e o Aristotelismo?
Enquanto o sistema platônico é fundado na dualidade do mundo, no qual um era imperfeito (por causa dos pecados do homem) e o outro era o mundo das essências perfeitas (paraíso). O aristotelismo partia do principio de que este mundo no qual os homens habitam era sujeito a transformações.
05- Porque a Igreja Católica condenava alguns filósofos ao tribunal religioso da inquisição?
Pelo fato dos filósofos defenderem teses que eram favoráveis ao avanço do conhecimento, uma vez que este avanço seguia contra os dogmas da