estudante
ESCOLA DE ENGENHARIA
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Meio Água
1. Introdução - é o componente mais abundante dos encontrados na natureza e cobre aproximadamente 3/4 da superfície da terra, ou seja 70% de sua superfície.
- é encontrada principalmente no estado líquido constituindo um recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico.
- a maior parte, 97% é salgada, se encontra em oceanos e mares.
- apenas 2,59% do total é água doce – camadas de gelo e glaciais, águas subterrâneas - e desse percentual apenas 0,14% representa água doce explorável sob o ponto de vista tecnológico e econômico que pode ser extraída de lagos, rios e se encontra disponível para uso.
- o restante está retido em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. O que pode ser consumido é uma pequena parcela.
- o esgotamento das fontes de água subterrânea e a poluição dos rios e lagos faz com que muitas regiões padeçam de falta de água.
- provavelmente no futuro a água potável poderá vir a ser a causa de conflitos bélicos no nossos planeta.
2) O Ciclo da Água
O ciclo da hidrológico descreve o movimento da água entre a atmosfera e a terra como resultado dos processos de evaporação, transpiração, condensação e precipitação.
3) A Água no Mundo
- O Instituto Worldwatch estima que 1,2 bilhões de pessoas não dispõem de fontes de água potável no mundo.
- A Organização Mundial de Saúde estima que 80% das doenças e mortes de crianças nos países em desenvolvimento é causada por água contaminada (Nebel e Wrigth, 1993).
- A demanda de água está crescendo rapidamente a medida que a população, a atividade industrial e a agricultura irrigada se expandem.
- Para amenizar a carência de água exploram-se cada vez mais os aqüíferos.
- A cidade do México é um dos exemplos mais dramáticos das conseqüências da exploração desenfreada dos aqüíferos: o solo da cidade está afundando e o metrô, as rodovias e os edifícios sofrem