história ed. fisica
Formação do cidadão
Corpo e mente integrado A Grécia foi uma civilização formada por diversos povos, onde só os homens tinham direito a educação da mente pela filosofia e a do corpo pela ginastica, as mulheres não tinham qualquer educação formal, apenas aprendiam os ofícios domésticos e os trabalhos com as mãos.
O escravo que conduzia a criança (menino) para aulas de ginastica e outras era chamado de pedagogo.
Os homens acreditavam que o corpo tinha que ser perfeito, pois era assim que os deuses gostavam. E que corpo e mente, deveriam estar integrados. Eles tinham crença em vários deuses.
ROMA:
Burocracia
Divisão de classes.
Roma, ao contrario da Grécia acreditava em apenas um deus que era o rei. o culto ao corpo acabou e o exercício físico era somente preparação para a guerra. Foi extinto tudo o que dava alegria e prazer ao povo, como por exemplo: a música, a dança e o canto.
A sociedade romana era composta por patrícios (grandes proprietários) e plebeus (pequenos proprietários) que eram excluídos do poder e do direito ao voto.
A educação romana era utilitária e moralista com castigos físicos e morais.
Em Roma também nasceu à toga que fazia distinção entre as classes sociais.
No século I a.c é que foi criado o ensino superior com cursos de direito, medicina, filosofia, matemática e mecânica para a elite.
Em Roma nasceu um dos mais respeitados pedagogos (Quintiliano).
Mas com o passar dos anos veio à decadência da civilização romana devido aos luxos, orgias, opressão e impostos.
Nesta época nasceu Jesus.
IDADE MÉDIA
Nasce o cristianismo
Educação medida pela fé
A igreja não se preocupava com a educação física, pois achava o corpo pecaminoso.
Não ocorre preocupação com escolas populares, é o homem da nobreza e da burguesia que quer ser educado, as classes trabalhadoras tinham a educação oral transmitidas de pai para filho e as mulheres não tinham acesso a educação formal, as pobres permaneciam analfabetas e as nobres