História dos contratos
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
PARTICIPANTES
TÚLIO DINIZ
MATÉRIA - DIREITO
TRABALHO DE CONTRATOS – CONTRATO DE SEGUROS
PROFESSORA: MARIA RENATA FONSECA YAROCHEWS
BELO HORIZONTE
MAIO/2012
1. Introdução
Neste Trabalho iremos estudar o Contrato de Seguros, contrato pelo qual o segurador se obriga a garantir um interesse do segurado, refere-se a uma pessoa ou coisa, através do pagamento de prêmio em caso de sinistro. Foi feito um estudo dos vários tipos de seguros, analisando sua importância, garantias e fatores que achamos importantes.
Consta no Código Civil, nos artigos 757 a 802, todo o contexto de contrato de seguros.
2. Histórico
Os contratos, ou as primeiras constatações de contratos, acertos, acordos, surgiram no período de 5.000 a.c, com os chineses tentando se precaver contra riscos inerentes ao transporte de pessoas e mercadorias pelo rio Amarelo, visando minimizar os possíveis prejuízos. Na Mesopotâmia, 3.000 ac. os pastores caldeus já se reuniam para repor as cabeças de gado perdidas por algum deles, os mesmos gravavam essas informações em tabuas de argila, em escrita cuneiforme, em 2.300 a.c, os mercadores babilônios já haviam aprimorado algumas formas de proteger suas caravanas através das travessias no deserto, unindo-se a outros mercadores e distribuindo o prejuízo das viagens por todos.
Por volta de 1.600 ac. com o crescimento do comercio marítimo, por volta de 1.600 ac. os fenícios vão se aperfeiçoando contra os riscos das viagens, faziam convenções, criando fundos de reserva para garantir a substituição de barcos e mercadorias para minimizar o prejuízo. Já em 900 a.c, na ilha de Rodes surge a Lex Rhodia de Jactu, aprimorando ainda mais as regras para perdas e prejuízos, essas leis, também conhecidas como lei de Rodes, formavam o Código Navale que não demorou em se estender as grandes potencias marítimas, o que veio a ser utilizada por um longo período.
Em 600 a.c, já havia