História do Seguro
LADISLINA FLORENÇA DE MARCIANO JANUÁRIO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SEGURO
BENGUELA
2014
LADISLINA FLORENÇA DE MARCIANO JANUÁRIO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SEGURO
PROJECTO DE PESQUISA APRESENTADO À FACULDADE DE ECONOMIA, ENQUANTO AVALIAÇÃO PARCIAL DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE DE SEGUROS SOB ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR DIVALDO PEREIRA
BENGUELA
2014
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus, por ser essencial em minha vida, autor do meu destino, meu guia, socorro presente na hora da angústia; Aos meus pais e irmãos.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos os que estão sempre presente nessa minha trajectória académica. Aos meus pais e irmãos.
Ao professor Divaldo Pereira, pela sua dedicação e paciência, sempre presente e companheiro.
PENSAMENTO
“Certifica-te bem do estado das tuas ovelhas, presta atenção dos teus rebanhos, porque a riqueza na dura para sempre” (Provérbios 27:23-24)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJECTIVOS
OBJECTIVOS GERAIS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
MARCO TEÓRICO
O HOMEM E A SEGURANÇA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO SEGURO
BREVE HISTÓRIA DO SEGURO EM ANGOLA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, retrata sobre a Evolução Histórica do Seguro. Toda a actividade humana envolve riscos que nos ameaçam, quer enquanto indivíduos, quer colectivamente. No exercício de uma actividade profissional, por exemplo, corremos o risco de, inadvertidamente, na melhor boa-fé e sem qualquer intuito malévolo, prejudicarmos o nosso semelhante. Muitos exemplos podem ser dados para chegarmos a uma conclusão muito simples: “ o risco está intimamente ligado à actividade humana, como a morte e a vida”.
Em verdade, podemos afirmar que o risco existe desde que há vida no planeta. O risco é pois, algo naturalmente inevitável e seria impossível viver sem a sua companhia mas o instinto de conservação e sobrevivência leva-nos a tentar esse impossível: eliminar o risco. Como não o podemos fazer,