SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
O ciclo de vida representa as três etapas pelas quais passa um projeto de desenvolvimento e utilização de sistemas de informação. Seguintes etapas: decisão e seleção, implementação e utilização.
A implementação é a etapa mais complexa, contempla as tarefas que vão desde o término da elaboração do plano de implementação até o momento do início da operação. Pode ser definida como o processo pelo qual os módulos do sistema são colocados em funcionamento.
LUCAS (1985) apresenta um modelo para implementação de pacotes comerciais que introduz o conceito de “discrepância” entre o pacote e a organização. O pacote é considerado como uma solução ao atendimento de requisitos de sistema gerados a partir da combinação das necessidades impostas pela organização. A “discrepâncias” referem-se às diferenças entre a funcionalidade do pacote e os requisitos do sistema. Podemos afirmar que implementação é uma atividade de eliminação dessas discrepâncias podendo resolver de duas maneiras: ou muda-se o pacote, por meio da parametrização ou customização, ou mudam-se os procedimentos da organização.
A etapa é finalizada pelas atividades de treinamento dos usuários e preparação do ambiente de operação contínua.
Em todas as atividades, é possível encontrar fatores importantes para a