CKD marcopolo do Brasil
a) Como você analisaria o conceito de distância psíquica em relação aos negócios da Marcopolo no mundo? Considere as fábricas próprias, as sociedades e as novas joint-ventures na Rússia e Índia.
b) Um dos dilemas de empresas multinacionais é escolher entre uma estratégia que responda às necessidades locais do mercado (diferenciação de produto), ao mesmo tempo em que possa integrar as operações em vários países, com vantagens de custo. Como a Marcopolo se posiciona em relação a essas estratégias?
A Marcopolo é a maior fabricante mundial de ônibus por encomenda, assim sendo a maior fabricante de ônibus diversificados que se adapta conforme a necessidade de cada um de seus clientes, fabricando desde mine e micro-ônibus até ônibus de dois andares e tri-articulados (ônibus que está sendo exportado para África um grande mercado consumidor de ônibus bi-articulados, no qual a Marcopolo desenvolveu o tri-articulado para atender as necessidades deste mercado e já estão exportando em 2014 este tipo de ônibus para Angola).
A Marcopolo fabrica as carrocerias dos ônibus que eles exportam, os chassis são fornecidos através de outras empresas parceiras como Volvo um dos seus principais fornecedores. A Marcopolo está importando chassis da China através de uma nova parceria, com preço mais baixo, os chassis não deixam à desejar com qualidade que é igual aos demais fornecedores. Assim contribuindo para a Marcopolo ganhar cada vez mais vantagens de custo.
Os ônibus da Marcopolo são exportados em CKD, SKD, PKD e CBU.
Em CKD eles são exportados desmontados, no qual é montado no destino por equipes especializadas. Este tipo de envio tem em alguns países alto custo de impostos. SKD é exportado como kits pré-montados. CKD e SKD são os menos viáveis para Marcopolo pois se não tiver fabrica ou parceiro no pais de destino, tem que enviar uma equipe técnica para montagem e assim o custo é mais alto, além da logística