Binominal
E MARÍTIMO
Autores: Fabio Ishikawa Yassuda, Leonardo Fabris Lugoboni e Regina Aparecida Neumann
RESUMO
A pesquisa apresenta os resultados de um estudo feito junto à companhia Aliança Navegação e Logística que no mercado brasileiro é líder no transporte de cabotagem, demonstrando os principais problemas e transtornos gerados devidos aos sistemas desintegrados de informação.
Por meio de um estudo de caso, investigou a percepção dos gesto res e funcionários das áreas de Contas a
Pagar, Contabilidade e de Conciliação na matriz da companhia com o objetivo de responder o seguinte questionamento: Quais as dificuldades de se trabalhar com sistemas de Contas a Pagar e Contábil não integrados.
Verificou-se assim que os sistemas integrados podem aperfeiçoar muitos dos processos internos devido à interface dos sistemas em ambiente distintos, oferecendo informações mais precisas e em tempo real para a contabilidade. 1. INTRODUÇÃO
Com o aumento da complexidade e da exigência em que os registros das informações geradas pelas empresas sejam compartilhados com diversas áreas de negócios, notou-se que não seria mais sustentável e nem mesmo competitivo que uma mesma atividade seja feita por áreas diferente s com objetivos iguais ou semelhantes. A disponibilidade rápida das informações pelos usuários tornou-se um critério de grande importância tanto para o gerenciamento dos negócios como para as tomadas de decisões.
É em meio a essa necessidade de que a empresa opere como um sistema único, embora dividido internamente (por departamentos ou áreas de negócios) e repensando nos seus processos e na maneira como vem trabalhando, é que apresentamos o conceito de “Sistemas Integrados” ou também conhecidos como “ERP” –
Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais).
ERP é uma abordagem estruturada para a otimização da cadeia de valor interna de uma empresa. O software, no