Historia do seguro no brasil
Seguro de Pessoas
HISTÓRIA DO SEGURO NO BRASIL
Aluno: Ricardo Batista da Silva
Trabalho acadêmico elaborado como exigência para obtenção de grau para avaliação da disciplina de seguro de vida do Curso FUNENSEG / CAPEMISA.
Orientador: Professor Wagner Attina Xavier
Rio de Janeiro
2011
História do Seguro
Os Marcos da História do Seguro no Brasil
No Brasil as navegações também foram o fator decisivo para a o desenvolvimento do seguro, com a abertura dos portos por D. João VI, em 1808. Esta abertura deu início à exploração dos Seguros Marítimos.
O Príncipe Regente deu autorização ao Governador e Capitão General de Capitania (Bahia), para promover a fundação da Companhia de Seguros Boa Fé. Esta Companhia foi a primeira sociedade de seguros a funcionar no Brasil. Previa apenas operações de Seguros Marítimos.
Em 1890, com a promulgação do Código Comercial, todas as operações de Seguros Marítimos no Brasil foram regulamentadas.
Dai em diante, surgiram novas empresas surgiram que dedicaram-se a novos ramos de seguro, como o de Incêndio, o de Mortalidade de Escravos e o de Vida, este último comercializado pela primeira vez em 1855, através da Companhia de Seguros Tranqüilidade, situada no Rio de Janeiro.
A partir de 1860, se deu início ao estabelecimento de diversas empresas estrangeiras no país. A história do seguro no Brasil assume nova dimensão.
Em 1916, foi promulgado o Código Civil Brasileiro. Nele, foram previstos e regulamentados em todos os seus aspectos, como fizera o Código Comercial em relação aos Seguros Marítimos, todos os demais seguros, inclusive o de Vida.
Em 1937, com o estabelecimento do chamado Estado Novo, foi consolidado o princípio de nacionalização do seguro, ou seja, só poderiam funcionar, no Brasil, Companhias Seguradoras com acionistas brasileiros.
Em 1.939, foi criado o IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, que assumiu o monopólio do resseguro no Brasil.
Em 1966,