História do Direito
A existência do Estado é proporcionar ao seu povo uma sociedade livre,justa e solidaria com supedâneo nos incisos l a lV do Art. 5º da C.F,conforme a Revolução Francesa foi possível almejar tais conquista e ao longo do tempo revoluções e outros fatores passaram a ter forte influencia nos direitos dos cidadãos,o que mostra a evolução do Estado para assegurar e positivar esses direitos individuais.
Segundo Jonh Maynard Keynes o Estado para concretizar os objetivos da sociedade faz um paralelo com políticas publicas ,todavia esses recursos financeiros são financiados pela própria sociedade provenientes dos impostos que a coletividade deve pagar de maneira coercitiva,no que tange ao “Estado do bem estar Social”.
O neoliberalismo defende a pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, a política de privatização de empresas estatais, a livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, a abertura da economia para a entrada de multinacionais, a adoção de medidas contra o protecionismo econômico, a diminuição dos impostos e tributos excessivos essa teoria foi baseada na idéia de Milton Friedman.
Na Constituição Federal de 1988,coube ao Estado regular e fiscalizar a nova ordem econômica estabelecida,contudo incentivando o regime de livre competição ou mercado livre.
A globalização significar totalizar,ou seja, processo de internacionalização econômica,mediante a essa nova forma surge a idéia de capitalismo selvagem,nações com detenção de tecnologia mais avançada levam vantagem no preço do seu produto isso fazendo um paralelo com os países menos desenvolvidos.
O processo de globalização teve ênfase no que tange no inicio do período mercantilista onde Portugal e Espanha eram detentoras de um grande desenvolvimento nas relações das navegações marítimas,a revolução industrial e por fim a globalização pode ser vista no processo expansionista norte americano no período pós Guerra Fria.