história do direito
UNISALESIANO
Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores Lins, 17 – 21 de outubro de 2011
ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Letícia Lelis Diniz – leticia_lelis@hotmail.com
Lívia Garcia Alves de Souza – liviagasouza@gmail.com
Luan Rodrigues da Conceição – luan@unisalesiano.edu.br
Marcelo Rangel Faustini – marcelo_faustini@hotmail.com
RESUMO
Nos dias atuais, ocorre uma grande necessidade de se combater permanentemente todo e qualquer tipo de violência que atente à dignidade dos trabalhadores, entre elas o Assédio Sexual. Uma questão que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões trabalhistas, pois nem sempre a dignidade do trabalhador foi um aspecto com que os administradores se preocupassem, afinal os trabalhadores eram vistos como pessoas que serviam seus empregadores. Hoje, porém, existe uma grande preocupação em valorizar os empregados, que são pessoas que se enquadram como colaboradores das organizações onde exercem papel importante para que os resultados apresentados pelas empresas sejam positivos e crescentes. Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar o que esta ocorrendo de errado no ambiente de trabalho e como é possível melhorar o relacionamento entre os graus hierárquicos da organização.
Palavras-chave: ambiente de trabalho; comportamento; assédio.
1. Introdução
A abordagem do assunto assédio sexual é algo que vem crescendo a cada dia, pois as pessoas vêm buscando acesso aos seus direitos fazendo prevalecer sua dignidade, ou seja, não se aceita mais que a honra, a moral ou a imagem se prejudique por outrem.
Para ilustrar esse tema, será utilizada a metodologia de revisão bibliográfica, com o objetivo de ressaltar a importância desse tema nas organizações para que o problema do assédio sexual seja eliminado.
2. Assédio Sexual
Segundo o dicionário Aurélio, assédio significa “insistência impertinente,
perseguição,