História do Direito
Ela descreve e revela, pesquisa e esclarece, coordena e explica, é o ramo da história social que se ocupa da análise, da crítica e da desmistificação dos institutos, normas, pensamentos e saberes jurídicos do passado. Possui suma importância para o estudo da ciência jurídica, pois, visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos e consequentemente das diversas culturas, do ponto de vista jurídico, sendo assim o direito a ciência do conviver.
2-Roma é considerada como berço do direito. Porque Roma recebe este atributo?Aponte as características do Direito Romano:
Porque em Roma que começa as primeiras manifestações das necessidades e das garantias individuais do direito e da luta por justiça das classes inferiores.
Características do Direito Romano: Rigor, Exatidão e Formalismo. Tinha o espírito de proteção do individuo; autonomia da família; prestígio e poder do pater famílias e a valorização da palavra empenhada.
Foi um conjunto de normas e princípios que vigoraram a mais de 1200 anos a princípio, era o direito de uma cidade (urbe), depois passou a ser continental espalhando-se por toda a Europa, arrastando-se para o norte da África e Oriente Médio. Fundada em 753 a.C, império que terminou no ano de 476 d. C, com a ocupação dos Bárbaros
3-O Direito Romano foi acompanhando a evolução da cidade e do Império, passando por varias fases que interpretam o regime político em vigor nas varias etapas de sua historia. Aponte as etapas fazendo considerações a respeito de cada uma.
Monárquico: 753 a.C a 510 a. C : É a fase da realeza, chamado monárquico por ter vigorado durante o regime da monarquia, o primeiro regime aceito pelos romanos, tendo sido o primeiro rei o fundador da cidade, Rômulo.Durou dois séculos e meio.Surge o Direito Romano e a legislação.As leis eram votadas em praça pública.O poder era unificado (judiciário, executivo e