HISTÓRIA DO DINHEIRO NA CIVILIZAÇÃO E A INSERÇÃO DO DINHEIRO NO BRASIL
Historia do Dinheiro
Os homens primitivos eles buscavam se proteger do frio e da fome em cavernas buscando alimentos silvestres para saciá-los. Com o passar do anos mais inteligência passou para a espécie humana, onde necessitavam de um conforto maior, assim sendo começaram a utilizar trocas de artefatos entre eles ou seja diretamente.
“O sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como "salário", o pagamento feito através de certa quantidade de sal; "pecúnia", do latim "pecus", que significa rebanho (gado) ou "peculium", relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).” (LIVRO “Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984”
As moedas tal qual conhecemos hoje surgiram na Turquia. Suas características era transportadas para as peças através de um objeto pesado que usavam para dar uma pancada nelas. Foi assim que surgiu a cunhagem a martelo onde eles pregavam os signos nas moedas como tanto ouro e prata.
Apesar de o tempo ter trocado o ouro e a prata preservou a associação dos atributos e expressão cultural ao valor da moeda, que atualmente apresentam figuras repetidas das riquezas e poder da sociedade.
A necessidade de guardar moedas começou a ser a cada dia maior assim sendo alguns negociantes de ouro por terem cofres começou a dar esse serviço a outras pessoa dando em troca recibos assinado para comprovar que aquele dinheiro era um bem da mesma. Esses recibos com o passar dos anos passou a servir como meio de pagamento a seus possuidores. Assim surgiu o papel-moeda, ou cédulas de banco.
“Os primeiros bancos reconhecidos oficialmente surgiram, respectivamente, na Suécia, em 1656; na Inglaterra, em 1694; na França, em 1700 e no Brasil, em 1808 e a palavra "bank" veio da italiana "banco", peça de madeira que os comerciantes de valores oriundos da Itália e estabelecidos em Londres usavam para operar seus negócios no mercado