Literatura Barroco ao Neoclassicismo
Este trabalho tem como objetivo mostrar a literatura barroca e sua origem em âmbito mundial, suas principais ideias, seus principais objetivos e sua inserção no Brasil, pretende também trazer ao conhecimento do leitor a historia dos pioneiros deste estilo literário no Brasil, mostrar também as suas principais caraterística de ordem histórica e religiosa.
Conheceremos a bibliografia de Padre Antonio Vieira e sua influencia no Brasil, além de fazermos uma analise de uma das suas principais obras: Sermão da Primeira Dominga da Quaresma (ou das Tentações). Conheceremos também Gregório de Matos que foi outro pioneiro importante para difusão do barroco no Brasil.
Adentraremos ao Neoclassicismo conhecendo sua história seus principais influenciadores, fazendo uma analise da obra Uruguai de Basílio da Gama.
2 – BARROCO
Barroco surgiu em meados do século XVI e o século XVIII, em meio a Contra-Reforma católica, com objetivo de resgatar o fio perdido da tradição cristã, procurando exprimi-la de uma nova forma intelectual e artística.
O que se sabe é que o barroco surgiu na Itália, mas foi preconcebido na Espanha. Diz-se que, se o italiano Miguel Ângelo foi o pai do Barroco, o espanhol Santo Inácio foi o inspirador do espírito da Contra-Reforma, de modo que o problema da origem do Barroco se resume relativamente à história das ideias, no problema da influência espanhola na Itália entre os anos de 1530 e 1540, quando o Papa Paulo III estava sob a inspiração de Inácio de Loiola.*
A literatura barroca é uma consequência do humanismo aristotélico, pois buscou reinterpretar Aristóteles, no sentido ético-literário através de uma junção com o horacianismo, a literatura barroca aplicou a regra aristotélica da unificação dos detalhes ou elementos isolados num organismo vivo, numa unidade indestrutível um conjunto orgânico, de modo que o afastamento ou mudança de qualquer deles acarretaria a destruição do todo.
O Barroco como um