ciencias contabeis
Desde a Antiguidade Clássica, vivenciar o valor ético é prática que move os homens num compromisso de convivência e ações que beneficiem toda a sociedade. A conduta ética no âmbito das empresas tem sido objeto de interesse da iniciativa privada organizada e da iniciativa pública nacional e internacional, em face, por exemplo, do crescimento das relações comerciais transnacionais, demandas sociais por direitos humanos relacionados ao trabalho, saúde e qualidade de vida, dentre outros direitos, afetados por comportamento institucional contrário à ética. A questão é que, no cotidiano da vida privada ou na atuação empresarial, muitas vezes depara-se com situações que demonstram condutas impróprias para o exercício de certo mister. Nesse contexto, a instituição de pacto interno de adesão voluntária e consciente aos valores e princípios éticos corporativos é uma iniciativa salutar à união interna e ao aumento da positividade da imagem institucional dentro e fora do território pátrio. A instituição de Código de Ética no âmbito das empresas é uma iniciativa proposta por Organismos internacionais, como uma ação preventiva e propensa ao desenvolvimento econômico e humano.
Palavras-chaves: Ética, Gestão Empresarial, Organismos Internacional
ABSTRATACT
INTRODUÇÃO
No cenário internacional, o fortalecimento da conduta ética é visto como uma medida salutar no combate, dentre outros, ao desvio de dinheiro público, a outras mazelas sociais, tal como o suborno, que fragilizam os cidadãos em relação à saúde, educação e trabalho, por exemplo.
Apesar de normativos nacionais e a adesão brasileira a pactos internacionais, a questão que baliza os motivos deste artigo foi o entendimento que a pertinência da conduta ética não fica adstrita ao cumprimento da norma imposta para a inserção da empresa em determinado cenário comercial.
Conjectura-se que, além da inserção