POP (PROCEDIMENTO OPERACIONAL Higiene Pessoal e Saúde do Manipulador)
PÓS – GRADUAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE EM GASTRONOMIA
Legislação e Princípios Sanitários: Garantia Qualidade de Alimentos
Rafael Teixeira de Mattos
“POP”
PROCEDIMENTO OPERACIONAL
Higiene Pessoal e Saúde do Manipulador
Renata Braga
Mariana Palmeira
Junia Vanessa
Belo Horizonte
2014
PROCEDIMENTO OPERACIONAL Código
PO 04
Revisão
00
Higiene Pessoal e Saúde do Manipulador
Data
10/06/14
Páginas
1/3
OBJETIVO:
Promover a melhoria das condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação e, constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos visando à proteção da saúde da população.
CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
As condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho devem seguir as normas da NR24 (em anexo), a fim de possibilitar o cumprimento das exigências das atividades para Higiene Sanitária e Saúde do Manipulador.
HIGIENE PESSOAL
Todos os manipuladores de alimentos são orientados e supervisionados quanto à manutenção de boa higiene pessoal e, prática de hábitos seguros. (Obrigados a fazer exames médicos e laboratoriais admissionais, demissionais e periódicos).
ORIENTAÇÕES COMPORTAMENTAIS
Orientações de estética e asseio pessoal de acordo com a Anvisa RDC 216 (em anexo):
Tomar banho diário; Manter cabelos protegidos; Fazer barba e bigode diariamente; Manter unhas curtas e limpas sem esmalte e sem base; Usar desodorante sem cheiro e não utilizar perfumes. Não utilizar maquiagem. Não utilizar adornos como colares, amuletos, pulseiras, fitas, brincos, relógios e anéis e, inclusive aliança. Higienizar as mãos da maneira correta e na freqüência indicada. Usar sempre uniforme completo e retirar o avental sempre que for sair do seu local de trabalho. Utilizar os Equipamentos de proteção individual corretamente sempre que necessário tanto para manipulação de alimentos quanto na limpeza de higienização de equipamentos e áreas de