História do Cristianismo no Brasil
ANO 2013
NTRODUÇÃO
Ao se fazer um panorama histórico do cristianismo no Brasil, percebe-se que tanto o catolicismo quanto o protestantismo tiveram fases diversas na sua evolução territorial e de adeptos. Com o desenrolar da cultura, veio as transformações que influenciaram as pessoas, estas influenciaram outras, e assim, sem perceber a igreja estará dissolvendo pensamentos.
Algumas tradições são conservadas até os dias de hoje, porém, algumas, se transformaram devida a ação do homem e seus interesses. Conclui-se então que, o que temos do cristianismo hoje, não é puro. A cultura é dinâmica e sofre influência dos tempos. A cultura brasileira tem uma história registrada a partir do século XV, porém, sabe-se que há anos, povos indígenas povoavam a região brasileira. Da mesma forma, a religião sofreu mudanças e influencias culturais, desde os jesuítas até os neopentecostais. Do esforço católico para batizar índios e negros ao esforço protestante para anunciar a salvação a todas as pessoas, se constrói a história do cristianismo no Brasil.
A ação missionária dos católicos a partir da COLONIZAÇÃO
Quando os europeus chegaram ao Brasil trouxeram consigo um catolicismo muito presente em Portugal. Embora tenha recebido influencias do Islamismo (norte da África), a religião da Península Ibérica se manteve tradicional no catolicismo. Quando os jesuítas trouxeram o catolicismo para o Brasil, trouxeram também as influencias de religiões norte-africanas. A primeira leva de jesuítas foi com o padre Manoel da Nóbrega em 1541. Ele teve estratégias para o ensino catequético, uma das estratégias foi o aldeamento, onde ele uniu crianças indígenas com crianças europeias, para que fosse realizada a influencia do ensino católico.
Naquela época estudar era privilégio do clero. A Igreja e a Universidade eram juntas, e a capacidade intelectual dos jesuítas era admirável. As filosofias da teologia