KIWI
pag.
- Introdução ………………………………………………… 3
- Procedimento …………………………………………… 4
- Material utilizado ……………………………………... 5
- Conclusão …………………………………………………. 6
Introdução
Com este trabalho pretendemos fazer a recolha do DNA do kiwi.
O DNA é a molécula que transporta a informação necessária de um organismo qualquer. As moléculas de DNA são geralmente cadeias muito longas, constituídas por muitos componentes ligados uns aos outros. O suporte de cada cadeia é uma sequência repetida de grupos alternados de fosfatos e açúcares. Cada uma das unidades de açúcar da cadeia tem uma de quatro unidades químicas diferentes possíveis que sobressaem de cada um dos lados da cadeia a que se dá o nome de bases a azotadas que são a adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Duas dessas cadeias juntam-se formando a dupla hélice.
A replicação do DNA faz-se por um processo semiconservativo, o que assegura a constância da sua estrutura.
Procedimento
- Em primeiro descascou-se o kiwi.
- De seguida esmagou-se com a ajuda de um almofariz constituindo uma polpa do fruto dissociando os tecidos a que pertencem e poder haver destruição da sua estrutura (parede e membrana celular).
-para ajudar a romper membranas celulares (incluindo as membranas celulares) removendo os líquidos das suas estruturas, juntou-se detergente e sal ao kiwi para neutralizar proteínas e estabilizar o DNA.
-Depois procedemos á separação dos fragmentos celulares das moléculas de DNA através de uma compressa.
- De seguida juntou-se ao filtrado álcool, sendo o DNA insolúvel ao álcool, este precipitou e formou uma solução filamentosa esbranquiçada
Material utilizado
1- Detergente da Louça
2- Almofariz
3- Sal
4- Bisturi
5- Faca
6- ???
7- Funil
8- Proveta de 100ml
9- Gobelet
10- Tubos de ensaio