Produção do kiwi
A produção de kiwis é uma boa aposta para a Agricultura portuguesa?
As Regiões de Entre Douro e Minho e Beira Litoral têm características edafo-climáticas excepcionais para a cultura do kiwi, integrando-se plenamente na agronomia portuguesa.
Por outro lado, é uma cultura que está em fase de expansão e que quando comparada com outras culturas, possui uma boa rentabilidade.
Existem ajudas para a plantação?
De momento ainda não foram definidas as ajudas, para o próximo Quadro Comunitário de Apoio, no entanto, a fruticultura é uma fileira prioritária, pelo que existirão ajudas para apoio a novas plantação de kiwi.
O fruto
Conservado em geladeira, o Kiwi dura por até 6 meses, sem perder as suas propriedades nutritivas e o sabor.
As suas flores possuem pétalas brancas, de grande beleza e os frutos são de forma oval, de cor marrom, cobertos por uma penugem macia. Flores masculinas e femininas são necessárias para a polinização. As femininas produzem os frutos e as masculinas, apenas o pólen.
A Fazenda St.Clair, localizada nas proximidades do Pico do Itapeva em Campos do Jordão reúne ótimas condições climáticas e de solo para produzir as melhores mudas de Kiwi do Brasil, das espécies Hayward, (feminina) e Matua e Tomuri (masculinas), são mudas desenvolvidas sem adubos químicos e são todas orgânicas.
Com apenas algumas mudas podemos iniciar a sua plantação de Kiwi e, em pouco tempo, colher deliciosos frutos produzidos organicamente, sem adubos químicos e sem agro-tóxicos e descobrindo o prazer de colher na sua propriedade frutas lindas e deliciosas.
Clima
A variedade Hayward requer 700 horas/ano com temperatura inferior a 7ºC no inverno, enquanto que as suas polinizadoras Matua e Tomuri exigem cerca de 200 horas. São também importante uma temperatura suave no verão e boa luminosidade e unidade relativa do ar alta.
Solo
Deve ser solto, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7, bem drenado. Não é necessário um solo muito profundo,