Compota Kiwi
1. INTRODUÇÃO
A fruta em calda é um dos produtos processados que tem grande aceitação em todo o mundo. Além de nutritivas, as frutas em conserva são uma opção prática, versátil e estão disponíveis durante o ano inteiro. A calda de açúcar adicionada, além de preencher os espaços entre as frutas e a embalagem, ajuda a transmitir calor durante o processamento e tratamento térmico, além de melhorar o sabor. Várias técnicas vêm sendo desenvolvidas para processar diversas frutas, considerando suas particularidades, e para atender às necessidades do consumidor que busca encontrar produtos saborosos, nutritivos, práticos, diversificados e com qualidade. Para tanto, os cuidados em todas as etapas de processamento são necessárias para garantir a tão almejada qualidade.
O Kiwi é uma fruta típica de clima temperado, rica em vitamina C, importante na prevenção de doenças, pois fortalece o sistema imune. Também contém minerais como potássio, cálcio e fósforo e fornece 86 calorias a cada 100 g (1 unidade grande).O kiwi não deve estar muito maduro para o preparo da compota, pois pode desmanchar-se durante o processo. Fechado, a compota tem a validade de até um ano. Após aberta, deve ser mantida na geladeira e consumida em até uma semana.
2. DEFINIÇÃO
Compota ou fruta em calda é definida pela Legislação Brasileira de Alimentos (Resolução – CNNPA nº 12, de 1978 da Anvisa) como o produto obtido de frutas inteiras ou em pedaços, com ou sem sementes, caroços ou casca, submetidos a um cozimento inicial, envasadas em lata ou vidro, praticamente cruas, cobertas com calda de açúcar.
3. CLASSIFICAÇÃO
De acordo com a composição as compotas são classificadas em:
Compota simples: preparada com apenas uma fruta;
Compota mista: preparada com duas frutas;
Salada de frutas: preparada com três ou mais tipos de frutas, até no máximo cinco.
4. CARACTERÍSTICAS
De acordo com Resolução – CNNPA nº 12, de 1978 da Anvisa:
O produto não deve ser colorido nem