Gastronomia
Algumas frutas exóticas que podemos encontrar do mercadão:
Granadilla
A granadilla é uma espécie de maracujá, nativa do México e da América Central. A granadilla tem sabor menos ácido e mais doce. A granadilla tem formato circular e pesa entre 110 e 125 gramas. Seu diâmetro é de 6 a 8 centímetros. A granadilla possui casca grossa e lisa de cor alaranjada com pintas brancas. Sua polpa consiste em pequenas sementes pretas, comestíveis e cobertas por uma massa branca com um gosto adocicado.
O suco de granadilla é indicado para certas anomalias do fígado por ajudar na fluidez da bílis e melhorar o estado geral do organismo. A granadilla também é muito eficaz no tratamento contra hemorróidas. No uso pediátrico a granadilla é considerada como um agente facilitador na cicatrização e no crescimento.
Nespera
Estes frutos têm um sabor bastante agradável. Contêm no seu interior cinco caroços e no estado silvestre são praticamente incomestíveís. Quando, porém, são submetidos a temperaturas baixas ou permanecem durante várias semanas conservados em palha, tomam uma consistência pastosa e adquirem o cheiro característico da fruta e um sabor entre doce e ácido.
Por causa do seu elevado conteúdo de pectina não se pode obter o suco de modo que interesse.
A nespereira pode melhorar-se como árvore frutífera mediante enxertos em pereiras, macieira (Pirus), marmeleiro (Cydonia) ou espinheiro branco (Craiaegus). As variedades cultivadas são as de fruto grande e conforme a forma chamam-se nêspera-pera ou nêspera-maçã.
Pithaya Rosa
A pithaya rosa é considerada uma das frutas mais exóticas. Sua forma é redonda, pesando entre 250 e 300g e medindo entre 6 a 12 cm. A pithaya tem casca rosa e suas escamas são triangulares. O sabor da pithaya rosa é doce e esta fruta é extremamente rica em fibras e vitaminas A e C. A polpa da pithaya rosa tem