Resumo da As Grandes Religiões - Pag 15 a 60
Por
Leonardo Carlos Cabral Rodrigues
Resumo do Livro As Grandes Religiões
Das páginas 15 à 16
Herisiologia
CURSO LIVRE DE TEOLOGIA
Professor Pr. Anderson
Rio de Janeiro, Abril de 2013
Resumo das Páginas 15 a 36 do Livro “As Grandes Religiões”
Autor: SHERER, Burkhard (Organizador)
Fatos
Judaísmo
Segundo ao autor começa como a história de uma família a há cerca de 3.800 anos. Abraão reconhece que só existe um único Deus, e o Todo-poderoso faz com ele uma aliança. O neto de Abraão, Jacó, após um lendário acontecimento, é apelidado de Israel, isto é, lutador de Deus. Surgindo assim o nome de Israel. Deus fez uma aliança com o povo de Israel e levará à “Terra Prometida”. Desde então o Deus de Israel, o povo de Israel e a terra de Israel constituem uma única unidade de salvação.
Cristianismo
Está ligado a Jesus de Nazaré. Há cerca de 2000 anos, surgindo na Palestina. Depois de sua crucificação, os discípulos o chamam de Filho de Deus ressuscitado, e de Jesus, o Cristo.
Islamismo
Um mulçumano é alguém que se entrega a Deus. Seu lugar de origem é Meca.
Hinduísmo
Com o nome Derivado do Hindu. É também um termo genérico das religiões indianas. Foi com este nome que os conquistadores islâmicos da Índia designaram todos os que não eram muçulmanos nem cristão nem judeus.
Budismo
Movimento religioso deriva seu nome de um título honorifico atribuído ao asceta Gautama Siddhartha: o Buda. Despertam para a experiência da suprema verdade, que não depende das situações.
Fundador
Judaísmo
Moisés não é o fundador. Mas ele falou e agiu em nome do Deus único. O judaísmo é um caminho de vida, uma comunidade de fé e de destino, que tenta seguir a voz de Deus e a sua doutrina.
Cristianismo
O Novo Testamento nos dizem que Jesus foi um Grande pregador, falando aos homens do Reino de Deus. Após sua morte, seus discípulos anunciaram que Deus o ressuscitou dos mortos, dando o cognome de Cristo e