Historia
A história da igreja evangélica é muito mais antiga do que pensamos, e atualmente ela possui milhões de seguidores no mundo todo.
A igreja evangélica é a segunda maior do mundo. Contando com todos os seus seguidores, é a segunda religião mais influente que existe atualmente. Está atrás apenas do catolicismo, o seu principal adversário. Embora muitas pessoas acreditam que não devem haver guerras ou brigas por causa do credo de cada um, existem muitos conflitos gerados por quem protesta uma fé diferente. Seja o catolicismo, protestantismo, espiritismo ou qualquer tipo existente das religiões muçulmanas, antigamente, a tese de que não importa a religião, mas sim, a fé de cada um era mais defendida do que os dias atuais. A história da igreja evangélica é muito mais antiga do que pensamos. Ela é a maior das ramificações do protestantismo. Religião esta, que surgiu no início do século XV.
Protestantismo e igreja evangélica
O protestantismo é um movimento religioso que iniciou na Europa Central através de movimentos de protesto e reação às doutrinas impostas pelo catolicismo romano desde as épocas medievais. Porém, o protestantismo só deu-se por válido após a Reforma Protestante realizada no século XVI por Martinho Lutero, que fundou a primeira igreja evangélica do mundo, a igreja luterana. Com isto, começaram a surgir novas igrejas evangélicas, de contextos protestantes diferentes. As principais são: Igreja Presbiteriana, Igreja Luterana, Igreja Anglicana e Igreja Batista. A palavra evangélica diz respeito às igrejas que focam o seu objetivo na pregação e divulgação do Evangelho. A igreja evangélica nata pode ser chamada de igreja evangélica pentecostal ou igreja evangélica neopentecostal.
História da igreja evangélica no Brasil
No Brasil, existem registros da história que o primeiro protestante que esteve aqui foi Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Martinho Lutero. Apenas 32 anos após o descobrimento do Brasil o protestantismo