História do corpo
Introdução:
Uma história de consciência do corpo.
A história do corpo esta muito ligada a ética moral e de conciencia do corpo, a preocupação com a aparência e também com a própria saúde, estão diretamente ligadas a história do corpo.
As doenças que surgiram em vários contextos despertaram o interesse de varios pesquisadores a descobrirem os vários mistérios que envolve o corpo fisíco, mas também o emocional, a consciência do corpo, a ética moral.
A origem. Por muitos séculos, o corpo, seus humores, suas doenças pareciam enigmáticos e inexplicáveis. No início de nossa era, o Cristianismo teve profunda influência na compreensão do corpo e na explicação dos males que o afeta.
Na visão da igreja, as doenças eram vistas como maldição, os pecadores eram castigados, assim para pagarem seus pecados, deus lhes enviava as várias doenças, como forma de puni-los.
A história do corpo estava muito ligada a ética, não a estética. Como dizia o renomado Arnau De Vilanova, médico da corte de Aragão (c. 1238-1311,) formado em medicina na universidade Montepllier, onde trabalhou com professor futuramente.
Arnau defendeu a noção de que a saúde do corpo estava intimamente ligada ao bem-estar emocional e moral do indivíduo, mesma linha de pensamento dos precursores Hipócrates (c. 460-370 a.C.) e Galeno (c. 129-216). Quando escreveu o tratado As Regras da Saúde a Jaime II (1308).
(Ricardo da COSTA. Matheus Corassa da SILVA)
Mente sãn corpo são, Vilanova mostrou sua preocupação não só com a saúde fisíca do monarca mas, também com a integridade de todo o reino, se o rei ficasse doente todo o reino pereceria com ele. Pois o soberano era considerado a cabeça da sociedade, e o conjunto de terras e seus súditos o corpo, para um estar bem o outro também precisava estar. Assim ja podiamos ver uma história não diretamente do corpo mas, da consciência do corpo, consciência esta que, com o passar dos tempos mudou muito mais que o próprio