Comunicação Aplicada e Sociologia
A comunicação é uma das temáticas que se reflete no quotidiano das pessoas, quer na vida pessoal, familiar, no trabalho e no relacionamento com as outras pessoas, pois a sociedade caminha na perspectiva das mudanças e exigências atuais, em meio à tecnologia, bem como: o Telefone, o Fax, o Rádio, a TV, a Internet e, sobretudo, a formação profissional para atender ao litígio do mercado de trabalho. Todos esses elementos são de suma importância para a determinação da comunicação interpessoal, cultural, religiosa e outras situações inerentes à comunicação e ao ser humano.
No geral, a comunicação está voltada às necessidades pessoais, as quais se ligam a um parâmetro comum à sociedade. Isso se justifica devido à dinâmica, fator esse, presente no dia-a-dia, sendo essa remetida a ideia de velocidade, o acompanhar continuamente as transformações do mundo moderno.
O jeito diferente de ser na prática do relacionamento enquanto comportamento social leva o ser humano a uma visão holística do mundo a sua volta e a própria compreensão do futuro, dimensão esta que objetiva às mudanças nos diversos âmbitos da vida, refletindo na própria formação. Essa trás o diferencial, proporcionando uma melhor prestação de serviço, visando dessa forma à qualidade no ato de desenvolver as capacidades próprias.
A comunicação exige ainda do indivíduo uma adaptação às interferências tecnológicas. Essas se ostentam numa velocidade de transformação de cunho evolutivo oportunizando uma minoria da classe social a um padrão de vida qualitativo, no entanto, a maioria fica menos favorecida em termos de capacitação ao meio social. É preciso acompanhar as mudanças tecnológicas, mesmo que haja os infortúnios.
Linguagem como condição para expressão
Trata-se de fornecer elementos para a investigação do estatuto da conversação à distância na contemporaneidade, notadamente a mediada por computadores. Para isso, focamo-nos primeiramente na prática