Experimento- a garrafa que some
Materiais utilizados:
• Uma garrafa pequena de vidro transparente e incolor;
• Um copo de vidro de 250ml;
• Glicerina
Procedimentos:Inicialmente depositaremos a glicerina no recipiente de vidro e em seguida colocaremos a garrafa no interior do mesmo.
(FOTO) Com isso é possível observar que a garrafa ao entrar em contato com a solução de glicerina provocará o efeito de só existir um único objeto, ou seja, mesmo introduzindo a garrafa no recipiente com o liquido só veremos o copo. Esse fenômeno é explicado pelo fato O vidro e a glicerina possuem índices de refração muito próximos, respectivamente,
1,50 e 1,47. Isso significa que a luz possui a mesma velocidade tanto no vidro quanto na glicerina. Como as velocidades são iguais, o desvio sofrido pela luz é o mesmo e nossos olhos não conseguem distinguir o que é vidro e o que é glicerina, temos impressão então que a garrafa desapareceu.
---------------------------------------------x-----------------------------------------------------
Porém, essa explicação costumeira não é aplicada em todos os casos, pois é possível observar ainda que em um recipiente bem maior, com, por exemplo, uma cuba de vidro retangular, parte da garrafa submersa no líquido, neste caso, é observada com grande facilidade. Apesar de o vidro e a glicerina possuírem índices de refração muito próximos, isto não é suficiente para que a garrafa desapareça, quando se tem o arranjo experimental mencionado.
É possível constatar que o desaparecimento da garrafa, no primeiro caso, é aparente. Quando se manipula a garrafa com glicerina, de forma a incliná-la no interior do copo, pode-se reencontrar as laterais de vidro que estavam invisíveis (Fig. 3).
Fig. 3 - Ao inclinar a garrafa no interior do copo, é possível ver parte dela submersa. Nessa situação, é possível ver que o copo cilíndrico, com a sua substância líquida, amplia a imagem da garrafa. Essa ampliação projeta as laterais da garrafa para a parede do copo,