Relatorio gases
1. Experiência da vela com água
2. Introdução
Os gases perfeitos obedecem a três leis bastante simples, que são a lei de Boyle, a lei de GayLussac e a lei de Charles. Essas leis são formuladas segundo o comportamento de três grandezas que descrevem as propriedades dos gases: o volume, a pressão e a temperatura.
Através das três leis anteriores como um gás perfeito se comporta quando mantemos uma variável constante e variamos as outras duas. A equação de Clapeyron pode ser entendida como uma síntese dessas três leis, relacionando pressão, temperatura e volume. Em uma transformação isotérmica, pressão e volume são inversamente proporcionais e em uma transformação isométrica, pressão e temperatura são diretamente proporcionais. Dessas observações, podemos concluir que a pressão é diretamente proporcional à temperatura e inversamente proporcional ao volume.
Objetivos
Observar o comportamento dos gases em função das variáveis da equação de estado.
2.1. Materiais
Vela;
Prato de vidro transparente;
Garrafa de vidro;
2.1.1. Reagentes
Água;
Corante.
2.2. Procedimentos Experimentais
2.3. Acenda uma vela, e fixe-a na placa de Petri. Despeje na placa água até cobrir cerca de 90% do recipiente e pingue algumas gotas do corante. Coloque a garrafa pet com o orifício voltado para baixo e sobre a vela de modo a cobri-la.
2.4. Resultados e Discussões
3. Experiência da garrafa aquecida com água – “contra-prova”.
3.1. Materiais
Garrafa de vidro;
Prato transparente.
3.1.1. Reagentes
Corante.
Água quente.
3.2. Procedimentos Experimentais
Despeje no prato água até cobrir cerca de 90% do recipiente e pingue algumas gotas do corante.
Coloque uma quantidade água quente na garrafa e descarte. E logo em seguida, coloque a garrafa com o orifício voltado para baixo e sobre a placa de modo a cobri-la.
3.3. Resultados e Discussões
Conclusão
Com os experimentos realizados 01 e 02