Relatório gases
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
ESTUDO DOS GASES
CLICIANE PEREIRA
GLEICE MILENA
VICENTE JOSÉ
SELMA AMORIM
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA
ESTUDO DOS GASES
CLICIANE PEREIRA
GLEICE MILENA
VICENTE JOSÉ
SELMA AMORIM
Relatório referente à pratica Estudo dos Gases, curso de Engenharia Química, disciplina Química Geral II, turma NR-05A, 2º semestre, professa Leila Aguilera.
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2013
1. 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. Três variáveis são especialmente usadas para descrever o comportamento dos gases: volume (V), pressão (P) e temperatura (T).
A Teoria Cinética dos Gases procura dar uma idéia da estrutura interna dos gases através de hipóteses, criando-se um modelo que sirva para explicar os fenômenos e as Leis Físicas dos Gases. Em linhas gerais, a Teoria Cinética dos Gases constitui-se das seguintes hipóteses: as moléculas se encontram em movimento desordenado; não exercem força umas sobre as outras, exceto quando colidem, de maneira que as colisões entre as mesmas são perfeitamente elásticas; as colisões das moléculas entre si e contra as paredes do recipiente que as contém são perfeitamente elásticas e de duração desprezível; as moléculas têm dimensões desprezíveis em comparação com os espaços vazios entre elas.
Em uma mistura gasosa, chama-se pressão parcial de um gás a pressão que ele iria exercer se estivesse sozinho, ocupando o volume total da mistura e na mesma temperatura em que a mistura se encontra. Segundo a Lei de Dalton: A pressão total de uma mistura gasosa é a soma das pressões parciais de todos os gases que fazem parte da mistura. Matematicamente teríamos:
Ptotal = P1 + P2 + ...+ Pn
Difusão é o termo dado à passagem de uma