Experimento- a garrafa que some
TRABALHO DE FÍSICA
JOANA PAULA LOPES PESSOA
MARIA ELIZAMA RODRIGUES DO NASCIMENTO
RAYANE DANTAS PINHEIRO
RENATA FARIAS GALVÃO
Ipanguaçu
Sendo uma ciência bastante antiga devido ao fato do sentido da visão ser o que mais contribui para a aquisição do conhecimento, a óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas. Esta pode ser dividida em: 1) Óptica Geométrica: Estuda os fenômenos luminosos baseados em leis empíricas (experimentais), que são explicados sem que haja necessidade de se conhecer a natureza física da luz. 2) Óptica Física: Estuda a compreensão da natureza física da luz.
Como forma de explicar sua interação em diversos meios e tomando por base alguns princípios da óptica em geral, mostraremos através de duas atividades experimentais alguns fenômenos relacionados com a mesma.
O primeiro experimento tem por objetivo retratar o processo da refração que é a mudança na direção de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, mantendo uma proporção direta. A constante de proporcionalidade é a frequência, que não se altera.
1° experimento:
A garrafa que some
Materiais utilizados:
Uma garrafa pequena de vidro transparente e incolor;
Um copo de vidro de 250ml;
Glicerina
Procedimentos:
Inicialmente depositaremos a glicerina no recipiente de vidro:
Em seguida colocaremos a garrafa no interior do mesmo, como é possível observar na imagem seguinte:
Com isso é possível observar que a garrafa ao entrar em contato com a solução de glicerina provocará o efeito de só existir um único objeto, ou seja, mesmo introduzindo a garrafa no