Glicerina
Leia mais em: Ilusão óptica da glicerina - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=8998#ixzz3BRagOCeO
Para este truque óptico você precisará de glicerina, uma garrafinha transparente de molho de pimenta e um recipiente grande de cristal. Encha a garrafinha e um terço do recipiente com glicerina. Coloque a garrafa no recipiente e voilá... a parte submersa da garrafa desaparece ante seus olhos.
Leia mais em: Ilusão óptica da glicerina - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=8998#ixzz3BRaj2wHT
:: Como é possível fazer a garrafinha sumir? A Física explica...
Quando a luz passa do ar para o vidro (Refração) sofre um desvio. É esse desvio que nos permite, através do mecanismo da visão, perceber que existe uma fronteira entre o vidro e o ar, ou seja, ar e vidro são coisas diferentes. Sem este desvio não teríamos como saber onde termina o ar e onde começa o vidro.
Cada material transparente (o ar, o vidro, ou qualquer outro) é caracterizado pelo seu índice de refração (n), número que mede a dificuldade que o meio oferece à passagem da luz e que também está relacionado ao desvio sofrido pela luz ao passar de um meio para outro. Só existe desvio e, portanto, a percepção de diferentes meios transparentes quando os indices de refração dos materiais têm valores diferentes. Vale lembrar ainda que o desvio sofrido pela luz será tanto maior quanto mais diferentes forem os valores dos índices de refração dos materiais.
O indice de refração do ar é, por aproximação, nar = 1,00. Já o indice de refração do vidro é maior e mede nvidro = 1,56. Então, ao passar do ar para o vidro, a diferença de índices de refração (1,56 > 1,00) faz com que o desvio da luz seja acentuado. Assim vemos ar e vidro separados.
O "truque" que faz a garrafinha desaparecer está no fato de que o índice