Técnicas de Perfuração
04 de Agosto de 2014 – Candeias/BA
Lista de Exercícios – Técnicas de Perfuração
Alunos: Ana Carolina, Edson Junior, Graziela Macedo, e Jecicleide oliveira.
Docente: Leandro Barreto
04 de Agosto de 2014 – Candeias/BA
Serviço Nacional De Aprendizagem Industrial UR - CDT / Candeias-BA
Data: 04 de Agosto de 2014
Alunos: Ana Carolina, Edson Júnior, Graziela Macedo, e Jecicleide Oliveira.
Turma: P95237 – Vespertino
Docente: Leandro Barreto – Técnicas de Perfuração
Lista de Exercícios
1 – Cite pelo menos 5 aplicações para a perfuração direcional :
R: Perfuração de Falhas Geológicas, Locações Inacessíveis, Desvio Lateral e Tortuosidade, Perfuração de Domos Salinos, Poços de Alívio, Poços de desenvolvimento na Área Marítima.
2 – Em um perfil de um projeto de um poço direcional, defina o que significa: A – KOP: Começo da seção de ganho de ângulo. B – BUR: Taxa de ganho de ângulo C – BUILDUP SECTION: Parte do poço em que o ângulo cresce, incrementado por uma . certa taxa constante.
3 – Porque sempre que viável, geralmente é preferível perfurar um poço direcional, evitando atravessar domo salino? R: Para alcançar os reservatórios que normalmente estão situados abaixo do topo protuberante do domo, primeiramente o poço é perfurado paralelo ao domo e em seguida, desviado para que penetre abaixo da região. Essa situação ocorre para evita a perfuração na camada de sal, que pode gerar danos aos equipamentos, prejudicando a perfuração e gerando custos extras.
4 – Cite as principais finalidades dos estabilizadores (STB) na coluna de perfuração direcional. Cite pelo menos 4: R: Estabilizar o BHA, controlar o desvio do poço, manter os comandos no centro do poço e reduzir a vibração lateral, Prevenir prisão por