História do corpo de bombeiros
A importância do estudo da história: A história expressa um olhar sobre o nosso passado. Através dela compreendemos a realidade de outros tempos e assim entender nossa realidade.
O Corpo de Bombeiros ao longo da história As primeiras organizações contra incêndios surgiram pela necessidade de se evitar possíveis incêndios e perdas materiais e humanas insuperáveis. Em um passado bem próximo, extinguir as chamas de um incêndio de grandes proporções era uma missão difícil, devido aos precários recursos de prevenção e combate a incêndios existentes na época, e então o investimento em prevenção tornou-se a melhor solução e o caminha a ser seguido para combater o fogo, salvando vidas e patrimônios.
Origem da palavra bombeiro O combate a incêndio era muito rústico, efetuado ainda com baldes de água, areia, etc. A prevenção era feita apenas pela vigilância objetiva de funcionários públicos e por particulares (que era conhecidos como vigias) nos prédios públicos e residências particulares de forma geral. O matemático e engenheiro Ctesíbio criou uma bomba de combate a incêndio e os vigias que operavam com essas bombas ficaram conhecidos como bombeiros. Com o passar do tempo as bombas foram aperfeiçoadas e os serviços de bombeiro foram sendo disseminados pelo mundo inteiro.
Histórico mundial do corpo de bombeiros
Uma das primeiras organizações de combate ao fogo de que se tem notícia foi criada na antiga Roma. Augusto, que se tornou Imperador em 27 A.C., formou um grupo de "vigiles". Esses "vigiles" patrulhavam as ruas para impedir incêndios
Neste período da história, o fogo era um problema de difícil resolução para os ¨vigílias¨ que contavam com métodos insuficientes para a extinção das chamas. os bombeiros surgiram por necessidade, quase sempre depois de um grande incêndio, e foi assim, que surgiu o primeiro bombeiro, segundo registros históricos, quando a capital do império Romano, foi devastada por um grande incêndio no ano