História da trajetória do cbmdf
Sumário
Introdução
A trajetória dos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, em Brasília.
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_de_Bombeiros_Militar_do_Distrito_Federal#Mudan.C3.A7a_da_capital https://www.cbm.df.gov.br/institucional/institucional/historico https://www.cbm.df.gov.br/institucional/diversos/revista-bombeiros
Introdução
A história do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - CBMDF, é diretamente ligada à Corporação Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro - CBMERJ, por isso, quando tratamos da história do CBMDF é inevitável iniciar, descrevendo de forma sucinta, pontos importantes da trajetória do CBMERJ.
Tendo em vista que no século XIX, a cidade do Rio de Janeiro, capital do país, crescia em ritmo acelerado, e que há pouco tempo a família real portuguesa se instalara no país, surgiu a necessidade de criação de uma entidade responsável pelo controle de incêndios que traziam grandes prejuízos ao reino. Assim, em 02 de julho de 1856 foi criado o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, por meio do Decreto Imperial nº 1.775, assinado pelo Imperador Dom Pedro II.
Após esse período muitas mudanças ocorreram na corporação, em 1880 foi concedida graduações militares aos Oficiais do Corpo de Bombeiros, por meio do Decreto 7.776, de 19 de julho de 1880. Este Decreto foi consolidado posteriormente, pelo Decreto nº 8.837, de 17 de dezembro de 1889, no qual também era autorizado o uso da corporação em casos de guerra. Finalmente após proclamação da República, o Decreto 1.685, de 07 de março de 1894, mudou a denominação para Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Assim a Corporação foi criada e permaneceu como Instituição Federal por mais de cem anos, quando em 1960 foi promulgada a Lei nº 3.752, Lei Santiago Dantas, que criou o Estado da Guanabara devido à transferência da Capital para Brasília (que seria o novo Distrito Federal).
A mencionada Lei transferia compulsoriamente os servidores do CBDF para o