Informática
Memória transiente é a memória secundária, onde ela é temporária, ao você desligar o computador ela se perderá não ficará gravada.
Então ela armazena dados, códigos e informações enquanto o computador estiver ligado.
São dois os tipos de memórias transientes:
a) a memória de trabalho;
b) as memórias intermediárias.
A memória de trabalho (providas por chips específicos) é também chamada de memória de acesso aleatório (Randon Acess Memory – RAM), pois os programas (códigos) tanto lêem, quanto escrevem nela. Ela funciona como um “bloco de anotações” eletrônico onde os programas que vão executar são carregados, assim como os dados que eles irão tratar e as informações que eles irão gerar. Quando falta energia o bloco de rascunho se apaga.
A memória intermediária (cashs) são memórias usadas no caminho entre a RAM e o processador (cérebro da máquina) e entre o processador e a RAM. São memórias mais rápidas que a RAM. Há memória cash dentro do processador e bancos de memória cash na placa mãe entre o processador e o banco de memórias RAM. Quando o processador solicita um dado ou código os dados próximos são levados para a memória cash, pois há grande possibilidade de serem os próximos dados solicitados.
Cluster
Um cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais , os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.
Com o Cluster em vez de vc trabalhar com servidores sofisticados e muito caros, vc poderá obter resultados tão bons ou melhores através de computadores simples interligados para executarem atividades e trabalhos