Estrategias
A Diretora de ADministração do Serpro, Vera Moraes, apresenta, nesta entrevista, as estratégias e os projetos da empresa nos segmentos de Gestão de Pessoas, Aquisição e Contratos e Gestão Logística. Segundo ela, todas as iniciativas nessas áreas fazem parte de um trabalho conjunto com os demais setores da empresa e buscam aprimorar o ambiente de trabalho e a prestação de serviços aos órgãos da Administração Pública Federal.
No ano passado, o Serpro implementou um novo plano de carreiras para seus empregados. Já é possível observar resultados a partir dessa medida?
Tivemos resultados evidentes na captação e na retenção de pessoas. No concurso público de 2008, por exemplo, 30.594 candidatos participaram do processo seletivo e, desses, 10.859 foram aprovados para preenchimento de 616 vagas e cadastro reserva. Após a implantação do plano, caiu consideravelmente o número de novos empregados que saíram do Serpro. Esses números demonstram claramente que a empresa, que já era atrativa devido a características como desafio, segurança e investimento tecnológico, tornou-se também atrativa do ponto de vista salarial. Outro processo importante relacionado à carreira é o Gerenciamento do Desempenho dos Empregados (GDES), que permite planejar e acompanhar o desempenho profissional, verificando o nível de aplicação de competências e cumprimento de resultados, o que possibilita orientar o desenvolvimento individual. Para o GDES, foram definidas competências organizacionais aplicadas a todos os empregados e também algumas específicas, relacionadas ao cargo e à função exercida pela pessoa.
Com relação à capacitação profissional, quais são as atuais prioridades da Universidade Corporativa – UniSerpro?
As ações educacionais da UniSerpro abrangem os segmentos de tecnologia, desenvolvimento institucional (gestão pública e empresarial) e o gerencial, e estão