Aula História Corpo de Bombeiro
Nos últimos decênios do século XX, a economia do Nordeste passou por alterações, dentre as quais se destaca a formação de pólos do agronegócio.
Observe o mapa a seguir.
Com base nas áreas destacadas no mapa, pode-se firmar:
A) A área identificada pelo número 4 produz, através da agricultura irrigada, banana, melão, uva e manga, destinados ao mercado interno.
B) As áreas identificadas pelo número 1 destacam-se por desenvolverem a pecuária intensiva destinada à produção e ao beneficiamento do leite.
C) A área identificada pelo número 3 constitui-se num pólo citrícola especializado na produção de laranja, atendendo às demandas do mercado externo.
D) As áreas identificadas pelo número 2 desenvolvem, através da agricultura mecanizada, a produção de soja, milho, arroz e feijão.
Questão 39
Os censos demográficos de 1991 e 2000 (IBGE) demonstram alterações na dinâmica da população do Rio Grande do Norte. Sobre essa dinâmica no território potiguar, é correto afirmar:
A) A Região do Seridó apresenta um acelerado crescimento da população, devido ao desenvolvimento do setor turístico e à revitalização da atividade industrial têxtil.
B) A Região de Mossoró configura-se como a área de maior atração e concentração populacional, por ser o principal centro de comercialização de produtos agrícolas, destacando-se a fruticultura.
C) A Região Metropolitana de Natal é a área de maior atração e concentração populacional, por ser o principal pólo de indústrias e serviços e das atividades públicas administrativas do estado.
D) A Região da Chapada do Apodi registra um acelerado crescimento da população, em decorrência do desenvolvimento do segmento fruticultor e da atividade pesqueira.
Questão 43
Na década de 1940, teve início a exploração da Sheelita no Rio Grande do Norte, elevando o estado à condição de maior produtor desse minério no Brasil. A Região do Seridó era o principal pólo de produção.
A respeito da produção da scheelita no Rio Grande do