Receitas e despesas
Módulo II Receita e Despesa
Site:
Instituto Legislativo Brasileiro ILB
Curso:
Introdução ao Orçamento Público Turma 04
Livro:
Receita e Despesa
Impresso por: Dário Cunha de Souza
Data:
segunda, 1 dezembro 2014, 09:51
Sumário
Módulo II Receita e Despesa
Unidade 1 Conceitos e estágios da receita
Pág. 2
Pág. 3
Unidade 2 Classificação da receita e as receitas municipais
Introdução
Pág. 2
Pág. 3
Pág. 4
Pág. 5
Pág. 6
Pág. 7
Pág. 8
Unidade 3 Conceito e classificação da despesa
Introdução
Pág. 2
Pág. 3
Pág. 4
Pág. 5
Pág. 6
Pág. 7
Pág. 8
Pág. 9
Exercício de Fixação Módulo II
Módulo II Receita e Despesa
Ao final do seu estudo, você compreenderá o orçamento na sua totalidade e estará apto a: conceituar receita pública e identificar seus estágios; conceituar despesa pública e identificar seus estágios.
Unidade 1 Conceitos e estágios da receita
Você observou que, nas unidades anteriores, tratamos das questões orçamentárias relacionadas à despesa, sem falar na receita?
Pois bem, esta unidade será dedicada à receita, esperando que, ao final da leitura, você seja capaz de conceituar a receita pública e identificar seus estágios.
Quem trabalha em orçamento, especialmente no Poder Legislativo, sabe, por experiência, que a receita não desperta tanto interesse quanto a despesa, além de ser um assunto naturalmente antipático à sociedade, por afetar direta ou indiretamente a sua renda.
A receita é o conjunto de recursos que o governo – federal, estadual e municipal espera arrecadar para fazer face às despesas a serem realizadas no exercício. A maior parte da receita é arrecadada de forma compulsória, quer dizer, obrigatória, principalmente os impostos e as contribuições.
De acordo com o Regulamento Geral de Contabilidade Pública, a receita engloba todos os créditos de qualquer natureza que o