História de alem-mar
Henk Wesseling
I. De princípio seria a história da formação de um povo. O estudo de suas origens baseados em pesquisas arqueológicas, antropológicas e linguísticas.
II. O estudo dessas Colônias (novos povos) deve, também, ser encarado sob aspectos socioeconômicos, políticos e culturais.
III. Historiador de além-mar deve estar familiarizado com o estudo de outras civilizações e ter a visão global desse estudo.
IV. Período anterior a 1945, a História sendo levantada sob o “Teto da Igreja”, pois os apontamentos teológicos predominavam.
• A Europa detinha sua historia como um polo único.
V. Após 1945, Ásia, Índia e África descobrem suas historias, pois até então, a historia era vista sob a ocular do ocidente.
• A Europa detinha os grandes centros de pesquisas históricas.
VI. A tradição oral mostrou-se de suma importância, para promover novas fontes para a história africana; mas é fato que no que se refere a documentos escritos, a África é bastante carente.
A visão da historia de um povo dentro de um contexto globalizado.
VII. As universidades americanas foram muito importantes na criação de historiadores africanos, e automaticamente na montagem da História Africana.
VIII. O estudo da expansão europeia teve influência de fatores internos e externos. São eles:
a. O impacto do império americano – Visão da história sob o ponto de vista social e econômico;
b. O estudo dos movimentos migratórios;
c. O sistema mundial de Wallerstein: O subdesenvolvimento – A importância da economia e do trabalho sob um cenário internacional.
d. Teoria e conceito da Revolução Industrial e a Teoria do Imperialismo definida em 1902, por John Atkinson Hobson como a busca de novos mercados para escoamento de bens de consumo.
e. O impacto do Ocidente sobre os territórios de além-mar ocorre após a Revolução Industrial e, como consequência, surge o Imperialismo originado do Capitalismo.
IX. Depois da Segunda Guerra Mundial, os povos colonizados queriam se