Atps organização computers
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Introdução à Organização de Computadores
RELATÓRIOS I E II
MODELOS DE EQUIPAMENTOS ULTRABOOKS E TABLETS
E
SUBSISTEMAS DE MEMÓRIA
Local, data
1. Modelos de Equipamentos Ultrabooks e Tablets
1. Introdução à arquitetura de computadores
Ano de 2013, vivenciamos a “era da informação”, na qual o computador desenvolve papel fundamental no desenvolvimento de grande parte das sociedades no mundo. Praticamente, grande parte da população mundial utiliza dessa tecnologia, direta ou indiretamente. A constante atualização e grande demanda dos Computadores Pessoais, Macbooks, Notebooks, Netbooks, Tablet’s, Smartphones, e o recém lançado Ultrabook, são exemplos do quanto as pessoas estão ligadas à tecnologia da informação.
Contudo, o computador, tal como conhecemos hoje, encontra-se em um estado de evolução muito avançado em vista de seus precursores, em especial, das primeiras máquinas produzidas nos séculos anteriores ao nosso. De acordo com Mario A. Monteiro (2007), “embora o conhecimento histórico da evolução dos computadores não seja essencial para compreender seu funcionamento, é interessante que o leitor possa ter a oportunidade de acompanhar historicamente seu desenvolvimento.” (MONTEIRO, 2007, p. 13). Assim, faremos com base nas leituras orientadas para esta primeira parte da ATPS, uma breve incursão histórica apresentando a evolução dos computadores e equipamentos portáteis disponíveis no mercado.
Em síntese, o computador é uma maquina programável, capaz de processar informações a partir da coleta e síntese de dados. Em Ciências da Informação, pensa-se “dados” como a matéria prima obtida a partir de uma ou mais fontes e “informação”, como o resultado do processamento desses dados. No entanto, os sistemas primitivos, por assim dizer, eram bem diferentes. Do Ábaco[1] à