São João Del Rei
São João Del Rei foi fundada na região do arraial novo rio das mortes, região habitada por uma população de paulistas que foram liderados de Taubaté por Tomé Portes Del Rei. O local foi palco da conhecida Guerra dos Emboabas, que resultou o episodio do Capão da Traição que levou os paulistas à morte pelas mãos dos portugueses em busca do ouro na região. (HISTÓRIA, 2001-2004)
Em oito de dezembro de 1713, para homenagear Dom João 5º, rei de Portugal o local ganhou status de vila e foi batizado como São João Del Rei, sede da comarca do Rio das Mortes. A vila teve seu desenvolvimento devido à extração de ouro, à pecuária e a agricultura e finalmente em 1838 recebe o status de cidade. (HISTÓRIA, 2001-2004)
Em 1881 foi construída a Estrada de Ferro Oeste de Minas, que ligava municípios da região à outros importantes centros através da Estrada de Ferro Central do Brasil contribuindo assim para o crescimento da economia local. Já em 1893 houve a inauguração da Companhia Industrial São Joanense de Fiação e Tecelagem proporcionando à cidade um desenvolvimento comercial tão importante que a mesma foi nomeada para sediar a capital do Estado. Entretanto com a vitória de Curral Del Rey (atual Belo Horizonte), a cidade perdeu importância consideravelmente. (SÃO, 2014a)
Contribuindo para importância do circuito histórico além da preservação dos bens culturais e arquitetônicos da cidade, em 1943 o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou o processo de tombamento do acervo arquitetônico e artístico de São João Del Rei. (SÃO, 2014a)
ESTRUTURA
Atualmente a cidade é um importante polo comercial e turístico do Campo das Vertentes e conta com boa infraestrutura para atender às necessidades dos habitantes e turistas, tal como:
. agências bancárias (Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Banco Real e Caixa Econômica Federal).
. hotéis e pousadas.
. transportadoras.
. transporte rodoviário, ferroviário e aéreo (