História das HQ's
O Presente trabalho visa abordar a “História em quadrinhos”, tanto no Brasil como no mundo, desde o seu surgimento até os dias de hoje, visando também apresentar quais foram as principais histórias em quadrinhos no mundo, e os principais personagens que fizeram sucesso nesse contexto.
O trabalho visa relatar quais foram as primeiras histórias em quadrinhos no Brasil, e as principais que fizeram mais sucesso no contexto HQs no Brasil, visando também fazer uma relação entre HQs antigas até a atualidade no Brasil.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Contexto Histórico das HQ’s
O surgimento das histórias em quadrinhos, começou na Pré-História, quando os primeiros homens desenhavam em suas cavernas, contando fatos ocorridos em caças com representações de animais selvagens e homens primitivos.
Após isso, no Egito, as pinturas e relevos egípcios continuaram contando através de imagens pintadas e modeladas no interior dos túmulos, templos onde apareciam figuras do faraó, pessoas da corte e símbolos, reproduzindo histórias de cenas de caçadas, de colheitas, de oferendas ou mesmo cenas domésticas.
Essas pinturas do Egito, foram consideradas o segundo tipo de histórias em quadrinhos, pois além de imagens, ainda existia a primeira forma conhecida de escrita, os hieróglifos, o que ajudou nas histórias em quadrinhos atuais, os chamados balões.
2.2 As primeiras HQs do mundo
A primeira história em quadrinhos (HQ) moderna foi criada pelo artista americano Richard Outcault em 1895. "A linguagem das HQs, com a adoção de um personagem fixo, ação fragmentada em quadros e balõezinhos de texto, surgiu nos jornais sensacionalistas de Nova York com o Yellow Kid “, diz o historiador e jornalista Álvaro de Moya, autor do livro História da História em Quadrinhos. A tirinha de Outcault fez tanto sucesso que os grandes jornais nova-iorquinos entraram em pé de guerra para ter o Yellow Kid em suas páginas.
Apesar de esses artistas