Gestão
Gestão administrativa em âmbito geral significa dirigir e manter controle sobre os recursos de uma organização com o objetivo de produzir os melhores resultados. No caso da escola, a gestão administrativa tem a função de fornecer o apoio necessário ao trabalho educacional, como garantir o funcionamento das atividades de administração de pessoal, o gerenciamento das atividades de apoio, tais como: secretaria, serviços gerais, atividade de limpeza e conservação e também o provimento e conservação dos recursos materiais e patrimoniais da escola dentre outras. Suas especificidades devem estar enunciadas no Projeto Político Pedagógico e no regimento escolar.
De acordo com o atual conceito de gestão escolar, onde desejamos uma escola que atenda às atuais exigências da vida social: formar cidadãos oferecendo ainda a possibilidade de apreensão social torna-se importante na ação do gestor uma interligação de áreas com a finalidade de gerar uma atuação integrada de formulações teóricas objetivando garantir a organicidade do processo educativo. Logo, uma gestão administrativa significativa, capaz de atender a demanda atual ultrapassa as fronteiras do mero “funcionamento” e assume uma complexidade necessária na intenção de satisfazer um processo de qualidade.
A implementação de uma gestão escolar participativa democrática, é hoje uma exigência da sociedade, que entende esta como um dos possíveis caminhos para uma boa escola integrando seus alunos em uma sociedade mais democrática. O gestor então é aquele que desempenha seu trabalho buscando a coletividade, criando condições de confronto construtivo de idéias, desempenhando com sucesso a função dentro do ambiente escolar. Para que isto se concretize, faz-se necessário muito diálogo, interação, onde o gestor é pedra fundamental, a qual demonstrará muita segurança em seus objetivos propostos construindo uma escola participativa e democrática.
O