Hqs economia
As HQ’s (histórias em quadrinhos) surgiram por volta de 1895 tendo como primeira história Yellow Kid, como era conhecido Mickey Dugan, personagem principal de “Hogan´s Alley”, criação de Richard Outcault. Após seu grande sucesso outras histórias surgiram, como por exemplo, O Gato Félix, de Pat Sullivan e Mickey Mouse, de Walt Disney.
A década de 30 foi marcada pelo nascimento de muitos personagens memoráveis como, por exemplo, Tintin e Beth Boo. Em 1933, época em que o mundo tentava apagar os resquícios da 1º Guerra Mundial, Jerome Siegel e seu amigo Joseph Shuster cria o primeiro super-herói da história, o Superman, que teve sua primeira aparição oficial na revista “Action Comics #01” em Junho de 1938. Na mesma década temos a criação de Batman, por Bob Kane e Bill Finger, Batman teve sua primeira aparição oficial um ano após Superman, em 1939 na revista “Detective Comics #27” publicada em Maio. Ambas as histórias foram publicadas pela National Allied Publications, hoje chamada DC Comics.
Após o inicio da 2º Guerra Mundial, o Estados Unidos precisavam de um ícone que representasse os ideais de liberdade e democracia, então que surge o Capitão América, criado por Jack Kirby e Joe Simon em Março de 1941.
Nos anos 60 voltam a serem publicadas as histórias de super-heróis, como por exemplo, Spider-man, Thor, Hulk, todas criadas por Stan Lee em 1962 e publicadas pela editora Marvel, antes conhecida como Timely Comics. Lee deu um aspecto mais humano a seus heróis, temos um exemplo disso em “The Amazing Spider-Man #121”, onde o herói não consegue salvar a vida de Gwen Stacy, a história é dada com umas das mais marcantes do universo Marvel, simbolizou o amadurecimento da indústria de quadrinhos.
No Brasil, os anos 60 marcaram a criação de suas duas HQ’s mais conhecidas, “A turma da Mônica”, por Mauricio de Souza que hoje é publicada pela editora Panini e “O menino maluquinho”, por Ziraldo, suas revistas eram publicadas pela editora Abril. No