NORDESTE
ASPECTOS CULTURAIS DO NORDESTE E DO NORDESTINO NAS
HQ’S XAXADO E A VOLTA DA GRAÚNA
Gilsimar Cerqueira de Oliveira1
RESUMO
Este trabalho tem por meta analisar os aspectos culturais do Sertão nordestino nas Histórias em Quadrinhos “Xaxado” (CEDRAZ, 2003) e “A volta da Graúna”
(HENFIL, 1993). Busca-se demonstrar que tal como outras mídias de grande circulação, as HQ’s se apresentam-se como uma fonte importante de imagens que denotam modos e costumes dos mais diferentes grupos sociais, refletindo uma representação por vezes estereotipada e embasada no imaginário de um Nordeste condenado pelas secas e de um nordestino necessitado.
Palavras-chave: História em Quadrinhos, Nordeste, Nordestino e Imaginário.
INTRODUÇÃO
A conceituação de cultura é algo que ainda hoje atrai à atenção de muitos estudiosos. O sentido polissêmico dessa palavra pode provocar má interpretação, levando ao sentimento de superioridade buscando suplantar os povos de culturas diferentes provocando com isso diversos conflitos. Entendemos cultura, portanto, como um conjunto de hábitos e costumes construídos socialmente, que fornecem traços identitários, promovendo a diferenciação dos mais diversos grupos sociais que ao correr dos anos podem sofrer modificações em uma dinâmica constante, promovida por elementos internos e/ou externos. Uma das formas de analisar a cultura de um determinado povo é buscar interpretação nas imagens dos objetos de uso e/ou de cunho artístico. Por isso entendemos a necessidade de analisar as revistas de Histórias em
1
Licenciado em Geografia, (UEFS), Especialista em Metodologia do Desenho (UEFS) e Aluno do curso de Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade, (UEFS). E-mail: zeusgeograph@yahoo.com.br. Tel: (75) 3224-8373.
Quadrinhos produzidas por
CEDRAZ, (2003) e HENFIL,