história da matemática
Centro de Ciências
Departamento de Matemática
Professor: Alberto Maia
Disciplina: História da Matemática
Euclides de Alexandria
Joabe dos Santos Damasceno (321758)
Fortaleza- 2013
Euclides (325-265 a.C.)
Pouco se sabe sobre a vida de Euclides. Não se sabe onde nasceu, nem sua formação. É possível que tenha estudado na Academia de Platão, em Atenas, por causa da semelhança entre a visão platônica do conhecimento e a visão de Euclides, em particular do desinteresse pelas aplicações práticas. Euclides eventualmente se estabeleceu em Alexandria, Egito, onde o soberano Ptolomeu I havia criado um importante instituto científico conhecido como Museu.
No Museu, Euclides tornou-se um bom educador, com reconhecida habilidade como expositor. Sua obra mais importante, Os Elementos, era usada como texto introdutório ao estudo de matemática elementar.Euclides foi o primeiro a apresentar a matemática como ciência dedutiva, sendo que cada afirmação deveria ser deduzida de outras mais simples de maneira lógica e sucessiva.
Hoje, sabe-se que a obra mais influente de Euclides, Os Elementos, escrita por volta de 300 a.C., é uma compilação de teoremas conhecidos e demonstrados. Euclides sistematizou a grande massa de conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo do tempo, dando ordem lógica e estabelecendo o conceito de lugar geométrico.
Não é possível saber qual a extensão do trabalho que pode ser atribuído ao próprio Euclides, porém a mera redação dessa obra já lhe confere um lugar de destaque na história da matemática, sendo considerada como o primeiro tratado científico, modelo para todos os outros em qualquer ramo da ciência. Os tópicos tratados em cada um dos volumes de Os Elementos são:
Livro I – Os fundamentos da geometria plana.
Livro II –